Mídia

Fique por dentro das novidades do HACKATRUCK MAKERSPACE e da área de Tecnologia da Informação!

HACKATRUCK anuncia mudanças em 2018

29/Mai/2018


O HACKATRUCK, em seu quarto ano na estrada, inova mais uma vez e incorpora a cultura Maker e de Internet das Coisas (IoT) em seu projeto.

Patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, o HACKATRUCK iniciou sua jornada pelo Brasil em outubro de 2015. Ao longo desse período, o projeto ofereceu capacitação profissional para estudantes de Instituições do ensino superior de Tecnologia da Informação em Programação Swift, para Plataforma iOS, e ofertou ciclos de palestras técnicas que buscaram despertar nos iniciantes, e reforçar nos participantes mais experientes, o interesse por temas da inovação ligados à carreira de TI.

Até dezembro de 2017, o HACKATRUCK percorreu 48 mil quilômetros, distância maior do que uma volta na Terra, visitando 29 instituições de ensino superior brasileiras. No laboratório móvel, por intermédio de uma metodologia ativa, baseada em desafios, foram capacitados aproximadamente 1.500 alunos no curso “Fundamentos e Práticas de Cloud Services usando a Linguagem de Programação Swift, IoT e Computação Cognitiva”. Além disso, 357 protótipos de aplicativos para dispositivos móveis foram desenvolvidos pelos alunos.

Todos os participantes do curso presencial passaram por um processo de seleção promovido a partir do curso à distância (EAD) “Conceitos e Fundamentos: Lógica de Programação, Orientação a Objetos, Swift, JavaScript e RESTful APIs”. Os candidatos se distribuíram em 51 turmas, que atenderam 4.800 interessados.

Em sua nova fase, o HACKATRUCK incorpora a cultura Maker ao projeto. O laboratório móvel funcionará como um ‘MakerSpace’, espaço no qual os alunos poderão criar e desenvolver protótipos de projetos relacionados aos conhecimentos estudados.

As atividades de capacitação permanecem voltadas aos alunos das instituições de ensino parceiras, que se consolidarão com o desenvolvimento de atividades presenciais, agora em Práticas de Cloud Service usando Swift com ênfase em IoT (Internet of Things), com carga horária de 120 horas. O processo de seleção continuará sendo direcionado pelo curso à distância.

Acesse a reportagem na íntegra em: http://www.eldorado.org.br/noticias/hackatruck-2018/