Mídia

Fique por dentro das novidades do HACKATRUCK bem como da área de Tecnologia da Informação!

23/Mai Projeto Hackatruck promove curso de capacitação em plataforma iOS na UFMA


Fonte: www.portais.ufma.br

Disponibilizar o contato com novas tecnologias em desenvolvimento para estudantes do ensino superior e estimular a inovação na área: esses são dois dos objetivos do projeto nacional Hackatruck, que inicia hoje suas atividades na Cidade Universitária Dom Delgado. Para alcançar essas metas, a ação oferece capacitação profissional em Programação Swift para Plataforma iOS e palestras abertas sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI.

O caminhão do projeto, com todo o equipamento necessário para a realização das aulas está localizado entre o Centro Pedagógico Paulo Freire e a Concha Acústica. Além do curso, o projeto também traz para a UFMA as palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI, que foram iniciadas nessa segunda-feira, 22, e ocorrem das 12h30 às 13h30. Os interessados não precisam fazer inscrição prévia, apenas comparecer no local. Ao final, serão emitidos certificados de participação. O espaço também está aberto, até o dia 6 de junho, a visitação das 12h às 12h30, das 13h30 às 14h e à noite, das 18h às 18h30.

A qualificação em programação Swift ― linguagem de programação criada pela Apple para desenvolvimento de programas para iOS e OS X ― é voltada especificamente para estudantes que passaram previamente por processo seletivo e que comprovaram conhecimento básico em programação, necessário para o acompanhamento das aulas.

O curso é realizado em um modelo de sala de aula invertida: os alunos trazem para a aula uma problemática que será apresentada aos colegas, para que ela seja resolvida colaborativamente. Para adquirir mais familiaridade com a plataforma, que é aplicada nos produtos Apple, os alunos recebem um Mac, um iPad e um iPhone para utilizar durante as aulas, explorando as possibilidades da plataforma iOS. Ao final do curso, os alunos apresentam um projeto de aplicativo para a plataforma, solucionando alguma das problemáticas que foram compartilhadas durante as aulas.

Além das capacitações por meio do curso e das palestras, as instalações do Hackatruck são uma ferramenta à parte para incentivar os participantes a desenvolverem ideias inovadoras: dentro do caminhão, é possível ter contato com aparelhos como uma impressora 3D e um retroprojetor interativo, além de outros aparatos tecnológicos.

Saiba mais

Hackatruck é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação. Ele é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, por meio da Lei da Informática. É executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

Para participar do projeto, os alunos das instituições parceiras fazem o cadastro no site e se inscrevem para participar do curso em educação a distância (EaD), específico de sua universidade. Os alunos aprovados nessa etapa concorrem às vagas do curso presencial em Linguagem de Programação Swift.

Além do Maranhão, o Hackatruck já passou pelos seguintes estados: Ceará, Piauí, Paraíba, Alagoas, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.