Mídia

Fique por dentro das novidades do HACKATRUCK MAKERSPACE e da área de Tecnologia da Informação!

HackaTruck MakerSpace conta com caminhão da Mercedes-Benz em 2020

07/Fev/2020


Empresa alemã junta-se ao programa com seu caminhão Mercedes-Benz Actros e revela seu compromisso com o ecossistema de transporte responsável

O ELDORADO tem em seus pilares o compromisso com a educação e o engajamento de novos talentos para a construção de um país tecnológico, inclusivo e inovador. Contamos com parceiros que acreditam neste mesmo propósito para realizar um projeto do qual temos muito orgulho: o HackaTruck MakerSpace. Em 2020, a Mercedes-Benz junta-se ao Instituto, à Apple (colaboradora do programa) e à IBM e Flex (idealizadores), para conduzir nosso caminhão, um laboratório móvel de capacitação profissional de estudantes universitários, durante dois anos.

“Esse projeto chamou a nossa atenção especialmente pelo fato dos alunos serem desafiados a pensar em soluções para a sociedade em diversas áreas, como mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade, segurança, educação, saúde e vários outros”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Leoncini destacou também como as tecnologias do sistema de gestão de frota e rastreamento da Mercedes-Benz podem estimular os universitários a criarem projetos durante o programa. Segundo ele, a infinidade de dados gerados pelo uso de telemetria no monitoramento do caminhão, da rota e do motorista revela uma oportunidade de pensar em soluções de acompanhamento de dados em tempo real.

Com capacidade para 28 alunos por período, os cursos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas, acontecem por meio de parcerias firmadas com instituições de ensino superior de todo o País. Desde 2018, o HackaTruck MakerSpace já contemplou cerca de 2.960 participantes do curso a distância, 698 do curso presencial e desenvolveu 149 protótipos de aplicativos.

Em 2020, o projeto dinâmico e itinerante tem como roteiro nove instituições, passando por oito cidades de diferentes estados do Brasil. São elas: Univille (Joinville, SC), Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ), CEFET (Nova Friburgo, RJ), Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, PB), Universidade Federal de Itajubá (MG), UFScar (São Carlos, SP), Senac (São Paulo), USP (São Paulo) e UNICESUMAR (Maringá, PR). 

Descubra mais acessando:
https://www.eldorado.org.br/noticias/hackatruck-makerspace-conta-com-caminhao-da-mercedes-benz-em-2020/?fbclid=IwAR1FPsudJYPUlMb2z1v-l9vdxU1f09EpSgkaEAVTTe5PLRviF-_swNG8Wpk