Apresentação

Apresentação

O HackaTruck MakerSpace é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT).

Como um projeto dinâmico e itinerante numa verdadeira capacitação sobre rodas, o HackaTruck  MakerSpace vem inspirado pelo conceito maker com seu laboratório móvel constituído como um makerspace, um espaço onde os alunos criam e desenvolvem protótipos relacionados aos temas estudados.

O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

 

Objetivos Gerais

A capacitação profissional tecnológica do Hackatruck MakerSpace se inicia em um curso à distância que inclui Lógica de Programação, Orientação a Objetos, Swift, JavaScript e RESTful APIs.

No nosso laboratório móvel, a capacitação abrange Programação Swift, Cloud Services, Serviços Cognitivos e Internet das Coisas, sempre de uma forma colaborativa, criativa e recheada de práticas!

Com capacidade para 28 alunos por período, as capacitações acontecem através das parcerias firmadas com Instituições de Ensino de todo o Brasil.

 

A Quem se Destina

 


A capacitação à distância e as aulas presenciais, em nosso laboratório móvel, são destinadas a alunos cursando o nível superior, preferencialmente nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), através das Instituições de Ensino parceiras do HackaTruck MakerSpace.

Mas, se você é aluno de uma Instituição parceira e está em outra área, você também pode exercitar o mundo de tecnologia conosco!


E eventualmente, a capacitação à distância pode ser oferecida a outras pessoas que se identifiquem com as áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e que estejam interessadas em atualização técnica.

 

Resultados

O HackaTruck MakerSpace vem para incentivar e reforçar a vocação de alunos em tecnologia, reduzindo a carência de profissionais qualificados em tecnologia móvel. Através da experimentação proporcionada pela capacitação do projeto, prepará-los através de um processo criativo para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos e/ou soluções utilizando as tecnologias mais atuais de Internet das Coisas.

 

Certificados

Ao final de nossos cursos é emitido um certificado de participação de acordo com os seguintes critérios:

Para o curso à distância, os participantes devem atingir aproveitamento final maior ou igual a 70%. Assim, o certificado fica à disposição dentro do próprio ambiente à distância, enquanto a turma à distância estiver em vigor.

Para o curso presencial aplicado dentro de nosso laboratório móvel, os alunos devem ter participação ativa e frequência igual ou superior a 75%.