Foto: Vinícius Pacheco
Primeira turma já conheceu laboratório móvel, onde realizarão atividades e formações sobre linguagem dos aplicativos Apple até o dia 1º de agosto
Os 56 selecionados para o projeto HackaTruck MakerSpace em Presidente Prudente começam nesta segunda-feira (30) a jornada de atividades dentro da carreta onde fica o laboratório móvel, instalada no campus 2 da Unoeste. Eles foram escolhidos entre os mais de 400 inscritos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) e agora, vão aproveitar o período de férias para aprimorar os conhecimentos em tecnologias para desenvolvimento de aplicativos iOS (para aplicativos Apple).
As atividades começaram durante a tarde, por volta das 13h. Os estudantes já conheceram as instalações da carreta e começaram a receber as orientações sobre as ações, que prosseguem até o começo de agosto.
“Os alunos passam quatro semanas conosco, todas consumindo conteúdo, e na última semana, eles vão produzir um aplicativo para solucionar problemas da sociedade que conheçam, por meio de tecnologia e baixo custo”, explica Luís Flávio da Silva, líder do Programa de P&D da IBM Brasil.
A expectativa era alta entre os alunos. “Espero adquirir bastante conhecimento para contribuir com a minha carreira e aproveitar o máximo que puder”, afirma o estudante João Manuel Oliveira Pereira, 5º termo de Sistemas de Informação.
Matheus Oliveira da Silva, do 5º termo de Ciência da Computação, precisou aprender mais sobre a sintaxe (regras para a escrita e execução dos códigos) da linguagem de programação que ainda não tinha trabalhado. “Até então nem conhecia e será uma experiência nova”, afirma.
Victor Terrengui Brandi, que está entrando no 6º termo de Sistemas de Informação, decidiu dedicar-se ao curso de olho no que pode aprender com os parceiros envolvidos no projeto, como a multinacional de tecnologia IBM. “É uma linguagem não tão nova, mas ainda recente no mercado e de grande impacto. Acho que terei muitos ganhos na carreira. Coloquei o momento de descansar de lado [nas férias], e decidi encarar e aproveitar essa oportunidade”, diz.
Reportagem completa em: https://www.unoeste.br/noticias/2025/6/alunos-comecam-capacitacao-no-hackatruck-em-prudente