Foto: HackaTruck MakerSpace/Arquivo

Laboratório móvel de tecnologia receberá 56 alunos da Unoeste, em Presidente Prudente, para o desenvolvimento de soluções, com apoio de multinacionais como a IBM

As atividades do HackaTruck MakerSpace – um laboratório móvel dentro de uma carreta, que funciona como uma sala de aula de programação itinerante – começam em Presidente Prudente na próxima segunda-feira (30). O veículo chega no domingo (29) ao campus 2 da Unoeste, e as atividades contarão com a participação de 56 alunos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp).

Foram mais de 400 inscritos, que passaram por um processo de seleção. Eles foram divididos em duas turmas para atuar neste makerspace, espaço onde é possível criar e desenvolver protótipos relacionados aos temas estudados – no caso, a linguagem Swift, usada para programação e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos Apple.

Durante as atividades, que terminam em 1º de agosto, os estudantes vão ter acesso a todos os equipamentos e orientações para o desenvolvimento de aplicativos e soluções para iOS.

Instrutores capacitados elaboram atividades práticas e colaborativas, com foco em desafios a serem desenvolvidos pelos alunos, estimulados a pensar sobre sete temas de grande importância para a sociedade: saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade.

O projeto HackaTruck faz parte de projetos apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa é executada pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, com coordenação da Softex, e tem como parceiros tecnológicos Cisco, Flex, IBM, em colaboração com a Apple. Também conta com importantes apoiadores que acreditam na ideia: Dremel, Epson, IBM SkillsBuild, Sethi 3D e Truckvan.

Arthur Orosco, do 2º termo de Sistemas de Informação, foi um dos selecionados para participar do projeto. O interesse foi despertado pela possibilidade de formação em uma tecnologia que, até então, ele não tinha contato. Além disso, tudo aconteceria bem no período de férias da faculdade.

O apoio da IBM também foi um diferencial. “É uma empresa multinacional de tecnologia, muita conhecida por ter participado no desenvolvimento de tecnologias importantes como o sistema de Banco de Dados Relacional, por exemplo. Ou seja: vou fazer um curso envolvendo uma das mais importantes empresas do cenário”, explica.

Acesse a reportagem completa: https://www.unoeste.br/Noticias/2025/6/hackatruck-acoes-do-projeto-itinerante-comecam-no-dia-30